segunda-feira, 3 de maio de 2010

Investiga sobre

Aula 1 & 2

  • O desenvolvimento da Estatística.

  • O que é a Estatística descritiva e a Estatística indutiva?

  • O que é uma população estatística?

  • O que é uma amostra?

  • Por que razões se utiliza uma amostra.

  • O que é um Censo ou recenseamento?

  • O que é uma sondagem?

  • Por que motivos se utilizam sondagens?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Aula 2 & 3 - Técnicas de amostragem

  • Como obter uma amostra aleatória?

  • Como obter uma amostra estratificada?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Nota:
· Este trabalho deve ser realizado em díade.


· Podes utilizar a caixa de comentários deste blogue para responderes às questões anteriores. Deves identificar-te escrevendo, somente, o número dos alunos do grupo e a turma, por exemplo: «25 – 10I + 32 – 10J».


· No caso de não conseguires responder às questões na caixa de comentários do blogue, envia o teu trabalho à professora para a conta de correio electrónico - crisn2006@gmail.com -, até ao dia 08 de Maio.

. A apresentação e defesa dos trabalhos terá lugar na aula do dia 10 de Maio.

Bom trabalho!


1 comentário:

Anónimo disse...

8 e 6 10ºI


A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenómenos futuros, conforme o caso.
Ou seja mais resumido: A estatística utiliza-se através das teorias probabilísticas para explicar a frequência de fenómenos e para possibilitar a previsão desses fenómenos no futuro.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planeamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objectivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão.
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
A estatística indutiva objetiva a generalização do que é estudado descritivamente, em subconjuntos, para o conjunto que as contêm.
A Estatística indutiva é a parte da estatística que baseando-se em resultados obtidos da análise de uma amostra da população, procura inferir, induzir ou estimar as leis de comportamento da população da qual a amostra foi retirado. É através da estatística indutiva que podemos aceitar ou rejeitar hipóteses que podem surgir sobre as características da população, a partir também da análise da amostra representativa dessa população.